domingo, 31 de agosto de 2014

Cairns - Janeiro/2014

Cairns é considerada a porta de entrada para a Grande Barreira de Corais, conjunto de recifes de corais localizados ao norte da Austrália. Assim como o litoral do sudeste do Brasil, a região abrange duas paisagens distintas: praias e florestas. Em uma viagem de dois dias, cada um deles foi dedicado a um dos ecossistemas.

Cheguei de madrugada no aeroporto. Para sair de lá, já havia reservado o serviço de shuttle para o Hostel. Ele pode ser reservado para praticamente qualquer hospedagem da região de Cairns. O preço é de AUD 12,00, mas para o hostel onde fiquei, o Travellers Oasis, saía AUD 5,00. Escolhi este hostel pois se localizava próximo à estação de trem turístico de onde saía o trem para Kuranda, e não tão longe do Pier de onde saíam a maioria das embarcações para a Barreira de Corais. Como cheguei de madrugada, a recepção ainda não estava aberta, porém o código para a entrada está no site do hostel, então pude ficar esperando do lado de dentro, onde existiam vários panfletos, então eu já fiquei olhando o que poderia fazer durante minha estadia.

O clima na cidade estava quente e úmido. Os quartos no hostel possuíam ar condicionado, mas para utilizá-lo custava AUD 1,00 por 3 horas. As instalações do hostel eram normais, havia uma piscina, cozinha, todas as informações necessárias na recepção.

O primeiro dia foi dedicado à floresta tropical. Há diversas opções para se chegar à Kuranda, a região turística dedicada a este passeio.

  • Uma opção é o trem turístico, que leva os visitantes da estação central de Cairns até a estação de Kuranda em aproximadamente 2 horas. Para quem estiver de carro, outra opção é pegar o trem já na estação intermediária de Freshwater.
  • Há também o teleférico, que sai do terminal de Smithfield e leva aproximadamente 1h30, com direito a paradas intermediárias para fazer trilhas. Para chegar ao terminal de Smithfield, pode-se pegar um ônibus na Estação Central de Cairns.
  • A terceira opção é ir diretamente de carro. 

Minha opção foi ir de trem e voltar de teleférico, para aproveitar os dois passeios. Para ir, havia a opção de dois horários. Como perdi um pouco de tempo fazendo o check-in no hostel e reservando o passeio para o dia seguinte, cheguei a tempo apenas para o segundo horário. Comprei já os bilhetes para o passeio inteiro, incluindo a ida de trem, a volta de teleférico e o ônibus entre o terminal do teleférico e a estação central. Durante o passeio, uma parada nas Barrow Falls para apreciar a vista e tirar umas fotos.

Cairns Central Station

Trem turístico

Trem turístico

Trem turístico

Parada nas Barrow Falls

Kuranda Station

Kuranda é uma pequena vila totalmente voltada para o turismo, com várias lojas, restaurantes e parques. Escolhi visitar duas atrações: o Birdworld e o Kuranda Koala Gardens. ambos ficam em um mercado no final da vila.

O Birdworld é um viveiro de pássaros onde eles ficam soltos, podendo voar livremente. Na entrada, pode-se comprar ração para alimentar os pássaros podendo eles inclusive se apoiarem em você.

Birdworld

Arara vermelha do birdworld

Papagaio no birdworld

Arara azul no birdworld

Casuar no birdworld

Em seguida, fui para o Kuranda Koala Gardens, uma espécie de zoológico onde se podia alimentar os cangurus e os wallabies, e tirar fotos segurando um coala.

Crocodilos

Cobra

Canguru

Coala

Depois de comprar lembrancinhas e almoçar, fui para a estação do teleférico.

Entrada do Skyrail

Vista do teleférico

Parada do teleférico

Vista do teleférico

Voltei para o hostel para descansar um pouco e depois que acordei fui ao shopping Cairns Central conhecer o shopping e lanchar.

O dia seguinte foi dedicado ao passeio a Grande Barreira de Corais. No dia em que cheguei, havia pedido para a recepcionista do hostel reservar meu passeio de barco pelos corais. Existem diversos passeios com paradas em diferentes pontos da barreira de corais, com diversos preços. Como eu reservei apenas um dia antes, haviam poucas opções. Fui no barco da Reef Experience. Aconselho que todos tomem remédio para enjoo, pois a viagem até a barreira mexe com o estômago de muita gente. Arrisco dizer que metade das pessoas a bordo estavam passando mal no meio do caminho.

A tripulação era muito bem humorada, e logo na estrada são fornecidos materiais necessários para mergulhar entre os corais (máscara, snorkel, pés de pato, roupa de mergulho. Após uma apresentação sobre a barreira de corais, é oferecido o aluguel de câmeras com uma proteção a prova d'água, por AUD 50,00. Como não havia pensado nisso antes, acabei alugando com eles, porém é recomendável que se alugue uma câmera na própria cidade, vi depois lugares que alugavam por AUD 30,00. Ao final do passeio receberia um dvd com as minhas fotos. Além disso, o fotógrafo do passeio ofereceria depois as fotos que ele tirou.

Mergulhando

Peixe na Barreira de Corais

Corais

Corais

Barreira de Corais

Corais

Na última manhã em Cairns, fui caminhar no "calçadão" de Cairns, a Esplanade. Começa no pier, de onde se embarca nos passeios para a barreira de corais, passa por uma piscina pública e se estende por uns 3 km. Dali pode-se ver algumas aves da região. Cheguei a quase ser atacado por uns pássaros ao tentar me aproximar para tirar fotos. no caminho entre o hostel e a Esplanade, várias lojinhas onde se pode comprar lembrancinhas da cidade. 

Pier

Piscina

Esplanade

Escultura na Esplanade

Por fim, voltei ao hostel para fazer o check-out, e pedi ao recepcionista para solicitar que o shuttle passasse por lá para me levar ao aeroporto (na volta não tem o desconto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário