quarta-feira, 13 de junho de 2012

München - Maio/2012

A viagem entre Berlin e München foi bem tranquila, em primeira classe, por causa do Eurail Pass. O trem possui um bar, caso precise de alguma coisa (eu acabei comprando uma água mineral sem gás – stilles mineralwasser). A estação de München é menor que a de Berlin, mas bem mais movimentada.

München Hauptbahnhof


Assim que saí do trem fui para a Agência de Viagens (Raisezentrum) reservar minha viagem de volta. Por se tratar de um trem noturno, a reserva é obrigatória. Depois, foi só seguir as placas para encontrar o U-Bahn para Rotkeuzplatz (U1), de onde, a 2 quadras, encontrei meu albergue, o JH München-City. Utilizei o ticket de 1 dia (1-Tageskarte) para os transportes públicos, para depois não ter que me preocupar se estava com o tíquete válido ou não (além de sair mais em conta para mais de 2 viagens).

O albergue fica numa região tranquila, e atende às expectativas para um albergue, por €27,00 por cama em quarto coletivo. Na recepção, já me entregaram a chave do quarto e a do armário correspondente à minha cama. Os banheiros ficam nos corredores de cada andar. Os chuveiros ficam em outro compartimento, com uma espécie de ante-sala para deixar suas coisas e não haver o perigo de outras pessoas pegarem. O wi-fi pode ser acessado na sala comum. O café da manhã está incluído, e o jantar também pode ser fornecido, a €6,00.

Jungenherberge München-City

Quarto do albergue

Check-in feito, banho tomado, hora de começar o tour pela cidade. Resolvi começar pelo Parque Olímpico, onde ficam os estádios da maioria das modalidades das olimpíadas de verão de 1972. O acesso é fácil: U-Bahn, linha U3, estação Olympiazentrum (não confundir com Olympia Einkaufzentrum, o shopping). Do albergue para lá, foi só pegar a linha U1 até o final e então trocar de linha.

A primeira coisa que vi ao sair do metrô foi ver o BMW-Welt, o mundo BMW. Não tenho dinheiro para comprar nenhum BMW, mas entrei mesmo assim para dar uma olhada nas novidades e ver o prédio, que chama bastante atenção. Do outro lado da rua está o museu BMW e a sede da empresa. Não entrei no museu, pois achei que não valia a pena, mas comprei algumas lembranças na loja de souvenirs.

Sede e Museu da BMW

BMW Welt


Voltei então para o Olympiapark, um espaço muito grande e movimentado que, além dos estádios, conta com uma grande área verde e, como era um domingo a tarde, estava bem movimentado. Caminhei um pouco e subi na Torre Olímpica (Olympiaturm), de onde consegue-se ver toda a cidade.

Olympiapark

Olympiapark

Olympiaturm

Vista da Olympiaturm - Olympiapark (incluindo o Olympiastadion)

Vista da Olympiaturm - Cidade de München

Continuei passeando entre os estádios olímpicos, e então resolvi ir ao Olympia Einkaufzentrum (shopping) a pé. Me perdi consideravelmente mas consegui chegar, porém, como era domingo, o shopping estava fechado (é, o shopping não abre na Europa aos domingos e feriados!). Peguei então o metrô (estação final da linha U1 – Olympia Einkaufzentrum – e fui comer no Hauptbahnhof. Acabei comendo no Burger King, mas a estação oferece várias opções.

No dia seguinte, após o café da manhã no Albergue, fiz o check-out e deixei minhas coisas na sala de bagagens e fui fazer meus passeios. Primeira parada, Marienzplatz. Vale saltar na estação anterior, Karlsplatz, para percorrer a Neuhauserstraβe, uma rua de pedestres com várias lojas.

Neuhauserstraβe

Neuhauserstraβe

Ao final da Neuhauserstr., chega-se à Marienplatz, onde fica o Neues Rathaus, onde se pode subir na torre para se ter uma vista da região (€2,50), e o Altes Rathaus, onde atualmente funciona o Museu de brinquedos (Spielemuseum), que eu acabei não visitando. Quando cheguei na praça, era quase hora da “apresentação” do relógio do Neues Rathaus, deu o tempo de subir, tirar umas fotos e voltar para a praça para assistir.

Neues Rathaus - Marienplatz

Marienplatz

Vista da torre do Neues Rathaus - Marienplatz



Próximo destino: Englischer Garten. Passando pelas ruas entre a Marienplatz e o Englischer Garten, várias lojinhas, inclusive uma do F.C. Bayern München.

No caminho ainda, o National Theatre, o Hofgarten e, enfim, o Englischer Garten, um parque enorme onde pode-se caminhar, comer nos Biergarten ou simplesmente ficar na grama de bobeira. Eu fiz os três!

National Theatre

Hofgarten

Hofgarten

Englisher Garten

Surf no Englisher Garten

Englisher Garten

Englischer Garten - Chinesisch Turm

Englischer Garten

Fui pegar o U-Bahn na estação Universität (U6), e achei que estava em Berlin, pois me deparei com um portão, tal qual o de Brandemburgo, mas era apenas o Siegestor.

Siegestor

Siegestor


Aproveitando que ainda havia sobrado tempo, e eu estava na linha certa, fui à Allianz Arena, palco da grande final da Champions League 2012 e, por isso, dei com a cara na porta, pois não estava sendo feita a visitação, mas valeu por ver o estádio. Uma área enorme em volta para o acesso, e se chega tranquilamente de U-Bahn, na Fröttmaning (U6).

Allianz Arena

Allianz Arena

Uma passadinha no Olympia Einkaufzentrum, pois seria caminho (só pra dizer que não passei!), peguei minhas coisas no Albergue e fiquei lá esperando um pouco a hora do trem, segui para a Halptbahnhof, e peguei o trem noturno para Berlin, em couchette (daqueles com cabines de 6 camas) que ficou sendo só para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário