sábado, 15 de setembro de 2012

Lisboa - Junho/2012

Depois de passar a noite no trem desde Madri, cheguei em Lisboa às 8h. Deixei minhas malas na estação para aproveitar a manhã, antes de fazer o check-in no hotel. Antes de sair da estação, fui reservar minha passagem para Madri, porém, como haveria greve dos trens, não havia passagem passa a data que eu queria, então deixei pendente para pensar e comprar no dia seguinte.

Estação Santa Apolônia

Fui andando até o Cais do Sodré e peguei um comboio (trem) para Belém (linha para Cascais). Nem todos os trens param em todas as estações, e o que eu peguei não parava em Belém, portanto saltei em Algés. Depois de uma boa caminhada, cheguei à Torre de Belém, onde fica também o museu do combatente.

Museu do Combatente

Torre de Belém

Torre de Belém

Andando mais um pouco, cheguei ao Padrão dos Descobrimentos, um monumento em homenagem aos grandes descobrimentos de Portugal.

Padrão dos Descobrimentos

Padrão dos Descobrimentos

Ali a frente, fica o Museu Nacional de Arqueologia e o Museu de Marinha. Resolvi ir apenas no Museu de Marinha.

Praça em frente ao Museu Nacional de Arqueologia

Museu de Marinha

Miniatura em escala no Museu de Marinha

Avião que fez a travessia do Atlântico (Lisboa-Rio), Museu de Marinha

Fui até a estação Belém e peguei o Comboio de volta para o Cais do Sodré, de onde peguei o Metrô para Santa Apolônia (estação de comboios de longo curso), pegar as malas e partir para o hotel. Fiquei no Ibis josé Malhoa, na estação de metrô Praça da Espanha. É um Ibis padrão, o problema é chegar lá, pois precisa subir para chegar na rua do hotel, e com uma mala e uma mochila bem pesadas, e depois de ter caminhado a manhã toda, foi meio complicado, mas no final deu certo.

Depois de estabelecido, fui andando até o El Corte Inglés da cidade, que fica a 1 estação de metrô do hotel (São Sebastião), e aproveitei para comprar algumas coisas no supermercado para passar os dias, e bolinhos de bacalhau para lanchar. Chegando no hotel, fui pensar o que fazer em relação à viagem para Madri, e resolvi voltar 1 dia antes do previsto, e aproveitar e passar pela Andaluzia (Cordoba e Sevilla) antes de aproveitar Madri.

No dia seguinte, eu iria ao Rock in Rio, no Parque Bela Vista (estação de mesmo nome do Metrô), então resolvi, antes ir para o Parque das Nações (estação de metrô Oriente). Saindo do metrô, passei pelo Centro Comercial Vasco da Gama e cheguei ao Parque das Nações, com uma fileira de bandeiras de um lado e o Pavilhão Atlântico do outro. Passeei um pouco às margens do Rio Tejo, entre vários jardins diferentes feitos para a Expo'98.

Parque das Nações

Parque das Nações - Margens do Tejo

Parque das Nações - Jardins

Parque das Nações - Jardins

Torre Vasco da Gama

Oceanário

Parque das Nações

Parque das Nações

Ali existem várias opções de restaurantes, então acabei almoçando por ali, um Bacalhau à Brás. Fui andando até a Torre Vasco da Gama, e voltei. Poderia ter pegado o teleférico até a outra ponta do parque, mas deixei para a próxima. Fui até o Oceanário, e então já estava na hora de ir para o metrô, rumo ao Rock in Rio.

Bacalhau a Brás

Na saída do metrô foi fácil me localizar, foi só seguir o fluxo. Andei pelo parque inteiro, e me posicionei para assistir aos shows de Joss Stone, Bryan Adams e Stevie Wonder.

Rock in Rio - Entrada

Rock in Rio

Rock in Rio - Joss Stone

Rock in Rio

Rock in Rio - Brian Adams

Rock in Rio - Stevie Wonder

No dia seguinte, acordei na hora de ir para o Rock in Rio novamente. Dessa vez preferi ficar mais longe do palco, para não ter que ficar em pé muito tempo. Em compensação, aproveitei para descer de “slide” (tirolesa), o que foi bem legal, foi no meio do show do Kaiser Chiefs, bem no final de uma música, com todos aplaudindo! (a música, claro). Assisti ao show de Rui Veloso e Erasmo Carlos no Palco Sunset, depois fui ao Palco Mundo e assisti James, Xutos & Pontapés e Bruce Springsteen.

Rock in Rio - "Slide"

Rock in Rio - "Slide"

Rock in Rio - "Slide"

Rock in Rio - Erasmo Carlos e Rui Veloso
 
Rock in Rio - Rock Street

No dia seguinte, fui para Cascais. Fui de metrô até o Cais do Sodré e peguei a mesma linha que havia pegado para ir para Belém, só que desta vez fui até o fim. Chegando lá, peguei o ônibus 403 para o Cabo da Roca (€ 3,20), o ponto mais a oeste da Europa. Para pegar o ônibus, foi só atravessar a rua, saindo à direita da estação de trem, embaixo do shopping. Até aprender isso eu dei quase uma volta na estação.

Cabo da Roca

Cabo da Roca

Cabo da Roca

Voltei para Cascais no ônibus seguinte, e andei um pouco pela cidade. Vi uma placa indicando a Boca do Inferno, um conjunto rochoso no litoral, e resolvi ir andando para ver se conseguia chegar lá.

Cascais

Cascais

Cascais - Boca do Inferno

Cascais - Boca do Inferno

Na volta, antes de pegar o trem, andei pelas ruas próximas à estação, onde existem vários restaurantes, e parei em um deles para experimentar a sardinha lusitana.



Sardinha

Cascais


Peguei então o trem de volta para o Cais do Sodré, e fui então ao Centro Comercial Oriente, que fica ao lado do Estádio da Luz, para encerrar o dia.

Estádio da Luz

No último dia, fiz o check-out no hotel e fui para Santa Apolônia deixar minhas malas, e sair andando pela região de Alfama. Fui até a Praça do Comércio e depois subi até o Castelo de São Jorge, passando pela Catedral da Sé.

Praça do Comércio

Rio Tejo

Bonde

Catedral da Sé

Vista do Castelo de São Jorge

Castelo de São Jorge

Castelo de São Jorge

Depois, desci, procurei uma estação do Metrô (no caso, Rossio), para ir para a Avenida da Liberdade, a principal da cidade (estação Avenida). Subi a avenida até o Parque Eduardo VII.

Parque Eduardo VII

Parque Eduardo VII

Parque Eduardo VII

Parque Eduardo VII

De lá, fui lanchar no El Corte Inglés, e peguei o metrô (São Sebastião) em direção a Santa Apolônia esperar meu trem de volta para Madri.

2 comentários:

  1. Você foi no Oceanário .. Meu sonho é conhecer esse lugar !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade só passei na frente... já tinha ido no aquário em Valência, daí não quis ir em outro >.<

      Excluir