quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Brasília - Novembro/2009

Em novembro do ano passado, estive em Brasilia para o III Congresso da Rede Brasileira de Biodiesel, e aproveitei então para conhecer um pouco da capital federal, e aproveitar e visitar uns amigos.


Cheguei no sábado a tardinha, e a noite combinei de encontrar meus amigos no UK Brasil Pub. Não estava muito familiarizado com o sistema de endereços da cidade, acabei parando no lugar errado, mas depois que me explicaram, fica fácil de entender: Cada Asa do plano-piloto é dividida em superquadras, que por sua vez tem o setor residencial e o setor comercial. Cada quadra possui um número XYY, onde o X cresce do Eixo Rodoviário, que corta as Asas Norte e Sul (Eixão), e o YY cresce do Eixo Monumental (Eixinho) para fora da cidade. Do lado Leste o X é par e do lado Oeste X é ímpar. Além dos setores comerciais das quadras, há também atividade comercial principalmente na W5, avenida paralela ao Eixão. Os hotéis se concentram nas proximidades do Eixinho, nos chamados Setores Hoteleiros (Norte e Sul), próximo da maior parte dos pontos turísticos da cidade.
O Pub é bem agradável, no segundo andar existem mesas de sinuca e no primeiro andar está o palco onde acontecem shows. A entrada é um pouco salgada para quem não pode pagar meia. No dia em que eu fui, a programação era um pop-rock bem legal. Ah, outra coisa que vale a pena em Brasilia é ter sempre em mãos telefone de taxi, pois não é comum encontrar taxi na rua a qualquer momento e em qualquer lugar.

No domingo de manhã, percorri o Eixo Monumental a pé. Não é uma caminhada simples, mas para quem não se importa em andar um pouco acho válido, pois dá pra conhecer grande parte da parte turística da cidade.

O primeiro ponto de parada foi a Torre da TV, de onde podemos ver todo o Eixo Monumental.

Eixo Monumental visto da Torre de TV

Saindo da Torre e passando pelo Terminal Rodoviário, que fica exatamente no encontro dos dois eixos principais, encontramos o Museu Nacional, uma semi-esfera que recebe exposições temporárias em seu salão e mezanino.

Museu Nacional

Ao lado do Museu Nacional encontra-se a famosa Catedral Metropolitana de Brasília. Quando eu passei por lá, ela estava em reforma, para o aniversário de 50 anos da cidade.

 Catedral Metropolitana de Brasília

Depois de uma longa caminhada pela Esplanada dos Ministérios, chega-se ao Congresso Nacional, onde estão a Câmara dos Deputados e o Senado. Lá, uma visita guiada nos dá uma idéia de como é o trabalho por lá. Era um domingo, não havia ninguém trabalhando, mas será que se eu fosse lá durante a semana encontraria alguém?

Eu na frente do Congresso Nacional 

Palácio do Itamaraty 

Câmara dos Deputados 

 Aparelhinho onde os deputados votam as leis

  
Senado

A visita demorou por volta de 1 hora, e depois de lá andei a Esplanada toda de volta para pegar o metrô, na estação do Terminal Rodoviário, para chegar ao Park Shopping, que é um Shopping como qualquer outro, nada de especial.

Segunda e terça foram dias de Congresso, a seguir as fotos que eu tirei no caminho:

Supremo Tribunal Federal 


Palácio da Alvorada 

Um comentário:

  1. Definitivamente eu adoraria conhecer Brasília, mas há outras cidades para visitar e o ar de lá me matou somente em 1h, quando fiz conexão lá vindo de Fortaleza indo para o Rio de Janeiro. Aliás, as fotos estão ótimas! =D

    ResponderExcluir