quinta-feira, 9 de junho de 2011

Manaus - Junho/2011

Depois de 5 meses sem conhecer um lugar diferente, finalmente marquei uma viagem. Destino? A única região do país que faltava desbravar: a Região Norte. Mais especificamente, Manaus, capital do Amazonas, onde eu contava com um amigo para ajudar a me programar. Como este ano está escasso de "feriadões", o jeito foi aproveitar um fim de semana mesmo. E já que o tempo era curto, o ideal seria pegar um voo na sexta a noite e voltar na segunda de madrugada. E foi isso que eu fiz.

Comprei as passagens e foi então a hora de preparar o passeio. Reservei o hotel (Dez de Julho), que me ofereceu o transfer do Aeroporto para lá por R$ 50,00. Como chegaria de madrugada e teria que pegar um taxi mesmo, que sairia mais caro, optei por aceitar o serviço. Além disso, deixei agendado também o passeio ao Encontro das Águas com a Amazon Explorers, por R$ 140,00, que incluía o transporte do hotel até o Porto Flutuante, o almoço e o passeio em si, claro.

Sexta-feira a noite, embarquei rumo à Manaus, uma cidade na qual se chega apenas de avião ou de barco (ou de carro, se você estiver indo da Venezuela ou do Amapá, hehehe). O voo não estava cheio, e saiu no certinho no horário. Depois de 4 horas, desembarquei no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde já estavam me esperando, e fui então direto para o hotel. Lá estava bem abafado, e eu, vindo do frio do Rio, estranhei um pouco. Ainda bem que o quarto do hotel tinha ar condicionado! Com 1 hora a menos para dormir, por causa do fuso horário, me deitei, pois no sábado já teria o passeio de barco.

Acordei cedo para fazer o reconhecimento da área (dar a volta no quarteirão do hotel). Vi onde ficavam uns restaurantes, um mercadinho, dei uma olhada no Teatro Amazonas, que fica muito perto do hotel, e voltei para tomar o café da manhã, simples porém eficaz. Às 8h15 o guia já estava me esperando para ir ao passeio, entrei na van com outros turistas e partimos em direção ao porto, que nem fica tão longe do hotel, como pude comprovar no dia seguinte. No porto, fizemos o pagamento do passeio e aguardamos dar a hora de embarcar.

Eu esperando o passeio


O barco do passeio

O guia era bastante simpático, e nos levou até o barco, e quando todos estavam na parte superior, começou a se apresentar, falar um pouco sobre o passeio, sobre Manaus, explicou que o porto é flutuante para acompanhar a variação do nível do Rio Negro, que o nível do rio sobe em função das chuvas e do degelo na nascente, etc. Ao longo do trajeto até o Encontro dos Rios, o guia foi dando as informações relevantes.

O caminho que leva ao porto flutuante em si

O porto flutuante visto do rio

Um dos barcos que faz a ligação de Manaus com outras cidades

Um Pontão, posto de gasolina dos barcos

Eu no barco

Bem-vindo a Manaus!

Refinaria de Manaus

Depois de mais ou menos 1 hora, chegamos ao Encontro das Águas, onde o Rio Negro se encontra com o Rio Solimões, formando o Rio Amazonas, e por vários quilômetros as águas dos dois não se junta, devido à diferença na velocidade, densidade e temperatura.

Olha o Rio Solimões alí!

Eu no Encontro das Águas

Águas do Rio Negro e do Rio Solimões

Outra atração do passeio foram os botos que nadavam por perto.

Botos no Rio Amazonas

De lá, fomos para o Janauary, onde mudamos de embarcação, entramos em canos motorizadas para poder explorar os igarapés e igapós da região.

Guaraná Baré

Canoa motorizada

Igapó

Vitória Régia

Embaixo da Vitória Régia

Samaúma

Samaúma

Depois, visitamos um casal de pirarucus, onde também tinham lembrancinhas para comprar.

Pirarucu

Onde vendia as lembrancinhas locais

Fomos almoçar. Tinham três opções de peixe: tambaqui, pirarucu e tucunaré. Tive que provar todos, claro!

Meu almoço

Na volta, passaram o vídeo do nosso passeio, e caso alguém quisesse comprá-lo, era R$ 40,00, e eles entregariam no fim do dia no hotel, o que não foi meu caso.

Chegamos 15h30 como programado, deu tempo então de fazer a visita guiada no Teatro Amazonas. Dura por volta de meia hora, para conhecer o teatro em si e a sala de bailes.

Teatro Amazonas visto de frente

Teatro Amazonas visto de lado


Camarotes

Palco

Platéia

Teto do salão de bailes e seus efeitos óticos

Espelho no salão de bailes

Maquete do Teatro Amazonas DE LEGO!!!

Eu na frente do Teatro Amazonas

Depois do Teatro, me encontrei com o Renan, que me levou à praia da Ponta Negra. Pegamos o ônibus 120 no centro e pouco tempo depois chegamos lá, onde existe um calçadão como se fossem as praias aqui do Rio, com lugares para as crianças brincarem, quiosques, etc. Na volta, pegamos o 120 novamente, no ponto final.

No dia seguinte, acordei cedo para dar uma volta à pé no Centro. Aliás, uma coisa que reparei em Manaus é que o Centro é sempre movimentado, inclusive aos finais de semana! Desci a Av. Getúlio Vargas em direção ao Porto Flutuante. No caminho, passei pela Praça Heliodoro Balbi, onde fica o Palacete Provincial.

Praça

Coreto da praça

Palácio Provincial

Dei uma desviada no caminho para dar uma olhada no Mercado Municipal. Muito peixe à venda, e muito cheio também! Depois disso, passei pela Alfândega e pelo Porto, e comecei o caminho de volta ao hotel, passando pela Igreja da Matriz e pela Feira de Artesanato na Av. Eduardo Ribeiro. Umas 3 quadras da rua com barracas de comida e de artesanato. Na volta, passei novamente pelo Teatro Amazonas, e pelo Monumento à Abertura dos Portos, que fica na praça em frente.

Monumento à abertura dos Portos

A tarde, peguei o 120 novamente, para ir no Zoológico do CIGS. Achei engraçado ver uns pássaros azuis pequenos entrando e saindo das jaulas dos papagaios, e vi também um macaco fujão! O Zoológico não é muito grande, dá pra fazer uma visita rápida e aproveitar o ambiente todo.

Tucano

Arara

Macaco


Macaco fujão!

Onça

Orelhões

Orelhão de onça

A visita seguinte foi ao Bosque da Ciência. Para chegar lá, peguei o primeiro ônibus que passou com destino ao T1 (terminal de integração do Centro), onde se pode fazer baldeação sem pagar outra passagem, e peguei o 623. No Bosque, existem vários ambientes separados por caminhos no meio de muitas árvores.

Peixe-boi


A folha é maior que eu!

Jacaré

Lago

Terminei a viagem no Manauara Shopping, de onde peguei um taxi para o Aeroporto (R$ 60,00), e fiquei esperando até o embarque abrir. No aeroporto de Manaus existe uma sala de check-in entre o saguão e a sala de embarque, achei isso muito diferente! Novamente o voo não atrasou, e pelo contrário, pousou adiantado no Rio, fazendo o trajeto em 3h30!

Com essa viagem, completei meu álbum de figurinhas e conheci já as 5 regiões do país. O próximo passo é desbravar novos países! Que venham Argentina, Uruguai, Chile, Espanha, Portugal, Alemanha...

Um comentário:

  1. Finalmente li todo o post e me deu saudades da época que eu viajava... =)

    ResponderExcluir