sábado, 3 de setembro de 2011

Recife, Porto de Galinhas, Olinda - Agosto/2011

Oportunidades devem ser aproveitadas. Quando a #JuBraga disse que precisaria passar uns tempo a trabalho em PE, logo comecei a me programar para visitá-la. Soma-se a isso o fato de a GOL estar em promoção na época, o que já tinha me deixado com vontade de comprar uma passagem para algum lugar novo, logo comprei minha passagem.

Peguei meu voo no sábado de madrugada, para chegar bem cedinho em Recife. Ainda estava um pouco receoso, pois nos dias anteriores havia chovido na região, mas já estava tudo acertado, então lá fui eu. Às 5h30 estava desembarcando no Aeroporto de Recife, e pegando o carro alugado na UNIDAS (pela promoção da GOL) para passar o fim de semana. De lá fui para a praia de Boa Viagem, onde me encontraria com a #JuBraga e a #Erika, minhas companheiras nessa viagem.

Praia de Boa Viagem

Graças ao GoogleMaps, cheguei tranquilamente, passando pelas ruas um pouco esburacadas de Recife, e com certa dificuldade inicial para me acostumar com as ruelas que cortam (ou não) as ruas principais. Enquanto aguardava, caminhei um pouco na orla, vi as diversas placas alertando para o perigo de tubarões no mar, os diversos banquinhos que compõem as muretas que separam o calçadão da areia, os quiosques que não tem mesas em volta assim como aqui no Rio... O sol se mostrava, um pouco tímido ainda no meio de nuvens, mas pelo menos não estava com clima de chuva.

Tomei café da manhã em uma padaria ali mesmo na praia, onde tinha a opção a quilo. Além dos tradicionais pães, bolos, e coisas para colocar nos pães, também estavam no buffet macaxeira, umas carnes, e outras coisas que não me recordo agora. Se quisesse dava pra almoçar ali!

Forrado o estômago, pegamos a estrada e fomos rumo a Porto de Galinhas. Existem duas opções de estrada: pelo litoral e pela BR. Pelo litoral o caminho é um pouco mais longo e possui um pedágio (R$3,90 nos finais de semana), porém bem mais bonito. Além disso, a BR está cheia de buracos, algumas crateras, o que torna a viagem um pouco mais demorada. Optamos pelo litoral, que passa pela praia do Paiva.

Assim que chegamos em Porto de Galinhas, ainda entrando na cidade, vieram vários caça-turistas oferecendo passeios e tal. Ficamos na nossa e fomos indo direto para a praia. Ficamos na parte mais a direita, onde tinha um estacionamento com "ducha" e banheiro a R$ 10,00. Mais perto não tinha como parar, o carro ficou literalmente na areia! Ah sim, fomos direcionados para este estacionamento por um dos muitos carinhas das barracas lá, que ficam oferecendo os passeios de bugre, cadeiras e guarda-sol, passeios de jangada, etc... Aliás, o que mais vai acontecer é alguém passando vendendo camarão, roupa, ensopado, ostra... E, quando a barraca disser que aceita cartão, é a máquina de cartão do vendedor de protetor solar, ou seja, vai demorar uma eternidade até conseguir pagar.

Chegamos lá era umas 10h30, a maré estava subindo, e por isso já não valia mais a pena tentar o passeio de jangada. A dica é saber quando a maré estará baixa, pois a praia muda muito em pouco tempo por causa disso. Muda tanto que as cadeiras que ficam à beira do mar tem que ser colocadas para trás depois de um tempo. A vantagem disso é que todos tem a chance de ficar à beira do mar! Sendo assim, ficamos só aproveitando a praia e combinamos de voltar no dia seguinte para a jangada.

Praia de Porto de Galinhas

Depois de comer alguma coisa na praia (isca de peixe com macaxeira/batata frita), voltamos para Recife. Fui me instalar no Hostel Boa Viagem, um albergue bem simpático, pelo que percebi no pouco tempo que estive lá. Mochila guardada, banho tomado, me encontrei com as meninas e fomos conhecer Olinda.

Paramos na praça do Carmo para explorar a parte turística da cidade. Lá, mais uma vez, chegaram abordando os turistas, perguntando se queríamos fazer o passeio guiado. Recusamos e saímos andando pelas ladeiras da cidade. Encontramos um centro de informações turísticas na esquina da Rua Prudente de Moraes com a Ladeira de Misericórdia, onde resolvemos subir a ladeira, onde encontramos uma vista bem legal e uma feirinha para turistas. Além da feirinha, essa região de Olinda tem muitos ateliês e lojas para turistas.

Ruas de Olinda
Ruas de Olinda (por #JuBraga)

Vista do alto da Ladeira da Misericórdia

Lojinha no alto da Ladeira da Misericórdia (por #Erika)

Vista do alto da Ladeira da Misericórdia (por #JuBraga)

Parede pintada nas ruas de Olinda (por #JuBraga)

Depois de comer um crepe, voltamos para descansar para o dia seguinte, pois acordaríamos bem cedo para pegar a maré baixa em Porto de Galinhas.

No dia seguinte, chegamos 9h na praia, e fomos pegar a jangada (R$ 10,00/pessoa) para visitar as piscinas naturais. Uns peixes acompanharam a jangada durante o curto percurso, e lá ainda pudemos alimentar os peixes que ficam "presos" nas piscinas durante a maré baixa. Depois de ver as piscinas, pudemos mergulhar para ver estes peixes de perto, com as máscaras emprestadas pelo "piloto" da jangada.

Jangadas

#JuBraga e eu na jangada (por #Erika)

Jangadas "estacionadas" nas piscinas naturais

Peixes acompanhando a jangada

Mapa do Brasil

Me preparando para mergulhar

Voltamos para a praia e aproveitamos mais um pouco, comemos carne de sol com batata frita e voltamos para Recife, onde passamos por uma feirinha no início da praia de Boa Viagem para comprar lembrancinhas da cidade.

A noite, fomos conhecer o Recife Antigo. A praça Rio Branco, onde fica localizado o Marco Zero, estava bem movimentada com gente de todos os tipos. Ali perto, estava acontecendo um evento com várias barracas com coisas para vender, um show de músicas da região onde o pessoal dançava de um jeito bem peculiar. Depois dali, para encerrar a viagem, fomos comer carne de bode no Entre Amigos. Picanha de bode, farinha, pirão, arroz, feijão verde e macaxeira frita, foi o pedido da noite.

#Erika, #JuBraga e eu no "Bode"

A viagem foi muito proveitosa, conheci 3 cidades em 2 dias!!! Também aproveitei para experimentar ficar em quarto coletivo de albergue, e foi também a primeira oportunidade para alugar um carro, e pegar uma estrada completamente nova para mim.

1. Faltou explicitar que o melhor da viagem foi o FEIJÃO VERDE!!! hahahahahah viu só.. não entendo como essa belezinha de comida desaparece ao atravessar a fronteira entre o ES e BA. ES pra baixo, ngm mais conhece =( E Porto de Galinhas é legal!! Mas foi o "Rio Sul" dessa viagem sua, ces foram lá mil vezes auheuahueauha
    Tb viajamos pelo litoral, pra percorrer AL - PE, pois a BR era horrível e muito sinuosa! Esse pedágio aí foi novidade pra mim.. na época que fui, tinham nem muitos postos de gasolina quase.. agora saparada cresceu bastante entao :D