quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Natal - Fevereiro/2012

Carnaval: 5 dias de folga, verão, vontade de conhecer um lugar novo... Resultado: Natal/RN. Depois de marcada a viagem, ainda consegui a companhia de @Lehontas, @rafaelribeiro13 e @allanderbf.

Cheguei no sábado a noite, fui direto pro albergue onde ficaria hospedado, o Lua Cheia Hostel. No esquema de qualquer albergue: cama com lençol e travesseiro, toalha, em quarto de 6 camas (3 beliches), com um banheiro para cada quarto, recepcionistas atenciosos, por R$ 49,00 por dia. O que chama a atenção é o prédio do albergue, que imita um castelo. Por dentro, um espaço central ao ar livre, uma sala de refeições com uma longa mesa de madeira e um computador para acessar a internet. Nos quartos, apesar de não ter ar condicionado, os ventiladores davam conta do recado.

A frente do hostel

Eu na frente do hostel

Dentro do hostel

Cadeira na recepção

O único problema era o barulho, pois dava pra ouvir o quarto ao lado e as músicas q tocavam no pub e no bar ao lado. O taxi do aeroporto até lá deu R$ 46,00. Chegando, fui lanchar no Subway próximo e fui logo dormir para me preparar para os passeios no dia seguinte. Dei sorte de ficar em um quarto vazio, e mesmo com a música do pub ao lado deu pra dormir tranquilo.

Durante a madrugada acordei algumas vezes com o barulho da chuva, que vinha e voltava. Resultado, desmarcamos o passeio e resolvemos ir para a praia de Ponta Negra. A chuva indo e vindo, deu pra dar um mergulho na praia, tirar umas fotos.

Praia de Ponta Negra

Morro do Careca

Almoçamos no restaurante Mazzano, onde a maioria dos pratos é para duas pessoas. Dividi um risoto de camarão ao funghi, para começar a matar a vontade de comer camarão.

Risoto de camarão ao funghi no Mazzano

Depois do almoço, fomos à Feira de Artesanato comprar lembranças. A feira fica ao lado do Praia Shopping e é bem grande, com várias opções. Por fim, fomos para o Fran’s Café ali perto. No Albergue, já não mais sozinho no quarto, fiquei de papo na recepção com alguns dos hóspedes antes de dormir, aproveitei e treinei um pouco meu inglês. Além disso, estava tocando uma musiquinha agradável no bar da frente. Dormi cedo, pois no dia seguinte teríamos passeio de buggy (ou bugre?) para o Litoral Norte, dessa vez sem chuva! Os passeios de bugre saem por volta de R$ 400,00, (mas é claro que o @allanderbf conseguiu um precinho camarada!

Segunda-feira de Carnaval, acordei cedo para me arrumar para o passeio. Por volta de 8h o bugueiro passou no meu albergue, já tinha buscado os outros, e fomos então rumo ao norte.

Eu no buggy

Primeira lição do dia: bonés voam! Segure bem o seu boné ou não use, pois eles VÃO voar! Primeira parada: Lagoa de Genipabu. Lá tem um pessoal que vai apresentando o local e se oferece para tirar umas fotos bem inusitadas, e uns jegues para montar e tirar fotos.

Coca-cola gigante!

Lagoa de Genipabu

Depois fomos em direção a Genipabu, onde, em cima das dunas, são oferecidos passeios de dromedários a R$ 35,00. Me contentei em tirar foto deles mesmo.

Genipabu

Dromedário

Eu e os dromedários

Entre uma parada e outra, passeio pelas dunas e outra lição: areia dói! Depois, um mergulho na praia de Genipabu e partimos para atravessar as balsas rumo à Lagoa de Pitangui, onde tomamos alguma coisa, comemos pastel de camarão e demos um mergulho na lagoa, que estava cheia, por sinal.

Na balsa

Estacionamento de buggys

Lagoa de Pitangui

A seguir, vieram os pontos altos do passeio: o esquibunda e o aerobunda (este na Lagoa de Jacumã), a R$ 10,00 cada. No primeiro você desce sentado em uma placa de madeira pela duna até a água, e o segundo é tipo uma tirolesa em uma cadeirinha, muito divertido! Nos dois, para subir nas dunas, cadeiras movidas a motor de bugre faziam o papel de “teleférico”.

Esquibunda

Aerobunda

Subindo depois do aerobunda

Por fim, frescobol e mergulho na praia de Jacumã e o almoço, R$ 33,00 com a comida liberada, no restaurante Ponta da Pedra, na praia de Jacumã.

Depois do passeio, uma cochilada e jantar perto do Albergue mesmo, no Restaurante Estrela do Mar. Um restaurante simplesinho, com um camarão gostosinho, mas nada demais não.

Terça-feira, dia de acordar um pouco mais tarde e ir ao Forte dos Reis Magos pela manhã (R$ 4,00, R$ 2,00 a meia).

Forte dos Reis Magos

Vista do mar

Vista da cidade

Depois do almoço, reservamos o passeio de van para o Litoral Sul, e fomos para a praia do Cotovelo. O taxista Cesar, muito simpático, nos levou por R$ 40,00 e pegamos o telefone dele para nos buscar. Com a maré alta, não dava pra ver a faixa de areia, então ficamos em um bar na parte de cima da praia, o Barramares. Deu para entrar no mar e dar uns mergulhos, e comer uns pastéis de camarão e carne de sol.

Praia do Cotovelo - Falésias

Praia do Cotovelo - Dunas

Socorro! Caranguejo gigante!

Depois da praia, demos mais um pulo na Feira de Artesanato, comprei castanhas (R$ 30,00 o quilo) e fui me arrumar para jantar no tão comentado Camarões, recomendado por várias pessoas que estiveram em Natal.

Camarão no azeite com arroz de manjericão no Camarões

No último dia, passeio para o Litoral Sul, até a famosa praia de Pipa. A primeira parada foi a Barreira do Inferno, centro de lançamento da aeronáutica.

Barreira do Inferno

Após um tempo para tirar fotos, paramos no maior cajueiro do mundo, em Pirangi.

Entrada do cajueiro

Mirante

Caju!

Parada no Mirante dos Golfinhos para tentar avistar alguns. Deu pra ver alguns pontinhos pulando no mar.

Vista do mirante

A próxima parada foi a Lagoa de Arituba, onde pudemos aproveitar para refrescar o calor.

Lagoa de Arituba

Próximo a Praia de Pipa, paramos na estrada em um ponto acima das falésias de onde dava pra avistar a maioria das praias da Região: a praia do Madero, a Baía dos Golfinhos e a própria Praia da Pipa.

Praias

Falésia

Em Pipa, almoçamos no Restaurante Lampião e fomos para a praia, pegar um passeio de lancha. Passamos pela praia dos Amores, pela Baía dos Golfinhos e pela praia do Madero, onde avistamos alguns golfinhos e pudemos nadar um pouco.

Praia dos Amores

Baía dos Golfinhos

Praia do Madero

Mergulho na região dos golfinhos

Com o Carnaval terminando, passamos por um bloco e voltamos ao ônibus.

Bloco de Carnaval em Pipa

Após 1h30, chegamos de volta em Ponta Negra, onde comemos tapioca na Casa de Taipa.

Tapioca de doce de leite com coco

Depois de descansar um pouco e fazer o check-out no Albergue, fui jantar no Tábua de Carne, um rodízio por R$ 33,90, onde experimentei paçoca (carne de sol com farinha e cebola), pirão de queijo, queijo coalho com mel de rapadura, arroz de leite e cuscuz.

Fui então direto para o Aeroporto para voltar ao Rio, e uma coisa me chamou a atenção, algumas cadeiras na sala de embarque:

Sala de embarque

Árvore de Natal

Gostei muito de Natal, da companhia de todos, do clima, apesar das chuvas do primeiro dia, dos passeios turísticos, do povo potiguar que se mostrou na maioria das vezes muito simpático, da comida (principalmente da overdose de camarão). Voltaria para passear, mas daí não mais para fazer os passeios turísticos, e sim, baseado neles, escolher onde ir e aproveitar mais tempo.

Amanhecer no Aeroporto Tom Jobim (GIG)

Tenho que agradecer ao @allanderbf por servir de guia turístico e organizar os passeios, a Elaine por me levar para comer a comida típica, a @Lehontas e @rafaelribeiro13 pela empolgação para me acompanhar na viagem, a todos os 4 (e famílias) pela companhia e a todos que deram dicas para a viagem.